segunda-feira, 20 de agosto de 2012

XVI Meia Maratona Internacional 2012

Confesso que torci muito para fazer um dia feio no domingo. Uma chuvinha, um céu nublado... qualquer coisa menos um solzão. Sei que isso é egoísmo da minha parte, afinal essa prova reúne muita gente de fora e tudo que eles mais desejam nessa vida é poder correr no Rio de Janeiro com o visual lindo do percurso.

O sol apareceu forte, e lá estava eu de manga comprida. Tive que me conformar!

Olhava para o relógio e o tempo não passava. A Largada estava programada para as 9 da manhã (falta de respeito) e por incrível que pareça eles ainda atrasam uns 10 minutos.



No começo é aquele empurra-empurra, todos tem uma certa pressa de largar forte, sendo que uns 70% quebram no final. O mais engraçado é o pessoal que logo no 1k para pra fazer xixi. Porque não vão ao banheiro antes de correr? O tempo é contado a partir do chip, a pessoa tem até 25 minutos para poder largar. Da tempo de ir no banheiro e ainda levar um jornal!

Comecei em um ritmo tranquilo de 5'40". Chegando no Leblon, o trajeto passa a ser plano e como o dia estava muito bonito, as pessoas saíram de suas casas para poder torcer. Com certeza um apoio ajuda a levantar a cabeça, ajustar a postura e seguir... afinal, ninguém quer correr acabado na frente do público. =)

A prova foi muito bem organizada, os pontos de hidratação ficavam a cada 4k, e tinha bastante água. Em vez de copinho, eram garrafinhas. Um ponto negativo é o Gatorade em copo aberto. Ou a pessoa bebe, ou corre! Não da pra fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Eu dava um golinho e jogava fora, porque não tinha condição. A chance de entrar no nariz era grande.

Tem um corredor-personagem que está sempre nas grandes provas: O Índio! Ele corre como se fosse um metrônomo. Marcando bem as passadas com o seu chocalho. Começo a ouvir ele lá de trás, aí o barulho vai ficando mais alto, sei que está se aproximando e quando percebo, ele sempre me passa... até tento pegar uma carona no ritmo, mas abandono logo depois, e deixo ele seguir.

O aterro é sem dúvida a parte mais difícil da corrida, aquele retorno lá perto do aeroporto é de matar! Quanto mais corre, parece que nunca chega! Vi um velhinho passando mal já no 18k. Por sorte percebi que alguém da organização já estava indo até ele. Passei pela ambulância e avisei que tinha uma pessoa precisando de ajuda lá atrás. Espero que ele esteja bem.

Nesses últimos quilômetros fico intrigado com alguns corredores... Sabe essas pessoas que correm de bermuda de surf? Nike Shox... até de mochila? Não acredito que eu encontro eles no final da prova.
Uma pessoa que faz 21k, normalmente é alguém que treina um pouco. Não é uma prova para iniciantes, mas aí eles estão lá, perto do final, perto de completar a prova, no mesmo ritmo que eu... Como faz? Será que só eu fico intrigado?

Completei em 1h51, com direito a ver a Mai me esperando na chegada.

Consegui baixar meu tempo com relação a prova anterior, e o melhor, não fiquei destruído. Tomei coragem para entrar no barril de gelo. Melhor anti-inflamatório do mundo! Valeu Runners Club!

Gostei da prova. Fiquei feliz com meu resultado.


4 comentários:

  1. Show, Leozito!! Ainda sou novato, mas vou iniciar o treinamento para os 10K. Com relação ao pessoal do Surf, Nike Shox, DESISTA. Já tentei resolver esse enigma. O pessoal deve tá de sacanagem iniciando no km final. heheheheh!! Abraço!

    ResponderExcluir
  2. parabens leo!
    seu blog me inspira pacas (apesar de não parecer muito pelos meus resultados).

    ResponderExcluir
  3. lindoooo papai leo! que feliz por mais esses kms conquistados e MUITO, MUITO suados! vamos treinar pra Maratona ano que vem!!!!!! 42k nos espera! entraremos para o 0,1% da população mundial!

    ResponderExcluir
  4. Grande Leo. Parabéns!!!! Quem sabe a gente não faz uma desta juntos (se você for bem devagar). Um beijo.

    ResponderExcluir