terça-feira, 14 de agosto de 2012

Como correr?



Ontem li uma matéria no blog Update or Die, comentando sobre correr "errado"
Vou roubar na cara dura o texto que o Wagner Brenner escreveu:
..................................................................................................................................................
Dizem que correr é a atividade física mais simples e acessível de todas.

É a primeira opção de quem quer entrar em forma. Basta calçar um bom par de tênis, abrir a porta da rua e sair correndo por aí, coisa que qualquer um faz desde os 2 ou 3 anos de idade, sem ninguém precisar ensinar.

A parte do simples e acessível está certa. Mas, infelizmente, a parte do “bom par de tênis” e do “abrir a porta e sair correndo por aí”, não.

É inacreditável mas, depois de duas gerações de investimentos milionários em tecnologias de absorção, as grandes marcas já sabem que passaram os últimos anos rezando para o santo errado: o calcanhar. Os quenianos estavam certos: o trem de pouso é a parte da frente do pé, não a de trás.

Pior ainda: foram anos de vinhetinhas em computação gráfica e comerciais mostrando calcanhares em super slow motion, indo de encontro ao solo mas devidamente protegidos por bolhas de ar, molas e solados especiais.

Crescemos aprendendo a correr do jeito errado (sendo que nascemos correndo do jeito certo. Repare como as crianças correm apenas nas pontas dos pés). Faça um teste: dê um pequeno salto para o alto e veja como você vai aterrizar. Aposto que não vai ser pelo calcanhar. Tinha até propaganda de “reaproveitamento de impacto”, mostrando que o tênis absorve o impacto no calcanhar e depois ainda impulsiona o corredor para frente, lembra disso?

Acabei de ler um depoimento de um corredor que diz que é melhor correr com um tênis de solado reto, pisando pela frente, do que usar um tenis cheio de amortecimento, pisando pelo calcanhar.
..................................................................................................................................................

No fim das contas, acho que cada um deve correr de forma que acha confortável. As lesões podem vir de diversas formas. Desde falta de alongamento, até mesmo a falta de simetria do corpo. Mas acho o texto legal porque te faz refletir sobre "Tênis bom, é com amortecimento!"

Um comentário:

  1. bom saber! o meu automatico é colocar a parte da frente primeiro, mas aí duas pessoas me disseram que deveria ser o calcanhar e eu tenho corrido me concentrando pra fazer isso e é um saco! :)

    ResponderExcluir