sexta-feira, 10 de maio de 2013

Case



Todo mundo já viu o documentário, já baixou a musiquinha tema, já lamentou a não realização da prova em 2012 e até já ficou orfão dos treinos Coisadaboa...ok! 

Mas fazendo uma pesquisa sobre comunicação e estratégia achei esse vídeo via Comitê de Agências do Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil), explicando como a prova funcionava.

O objetivo principal da ação era ampliar a experiência de corrida dos competidores, permitindo que cada um pudesse contar sua própria história ao longo da trajetória por meio de seus perfis nas redes sociais. Paralelamente, a Nike contava as histórias em seus perfis oficiais. Os resultados foram surpreendentes: 2,9 milhões de pessoas foram impactadas -- considerando-se os contatos dos participantes em suas redes sociais - e o número de pessoas que falavam sobre o assunto (People TalkingAbout It) nas redes sociais subiu de três mil para 17 mil.

Para ser colocada em prática, a LiveAD lançou mão de diversos mecanismos. O principal deles, um sensor RFID colocado no tênis dos corredores e usado para gerar a conexão automática com as redes sociais de cada um. Depois de cadastrados e conectados, os participantes só precisavam interagir com os outros mecanismos da ação, sem precisar fazer qualquer esforço além da corrida. No caminho da prova foram distribuídos Tapetes Gif, que geravam gifs animados dos corredores que passavam por eles, e Tapetes "Tô Curtindo", que ao serem pisados, postavam automaticamente uma foto e o local em que os atletas estavam naquele instante, e um Confessionário, onde os participantes gravaram depoimentos e responderam a perguntas previamente cadastradas.

Para Mauro Silva, diretor de planejamento e criação da LiveAD, o projeto foi inovador por permitir a interação, em tempo real, entre os universos offline e digital. "Considero como grande diferencial desta ação a possibilidade de os atletas postarem nas suas redes sociais sem esforço adicional, afinal eles já estavam colocando todo seu suor na corrida. Os mecanismos que adotamos os deixavam livres para fazer seu percurso. Pedir um simples like em seu smartphone já seria demais", completa Mauro. Com as ferramentas, os corredores transmitiam suas experiências pessoais em tempo real para todos os amigos de Facebook e Twitter, gerando uma reação em cadeia: os colegas vibravam pelos atletas e os atletas seguiam firme na prova, incentivados pelos amigos. A LiveAD também criou um ambiente centralizador das informações da corrida que permitia a todos que estavam em casa acompanhar cada detalhe e torcer por suas equipes favoritas.

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